Benfica e Sporting já conhecem os adversários para os 16-avos de final da UEFA Youth League, o primeiro jogo a eliminar da competição.
O sorteio, que decorreu esta sexta-feira, definiu que os leões, que terminaram em segundo lugar na Fase de Liga, recebem o Monaco, que já defrontou o Benfica na primeira fase. Já o Benfica vai defrontar os holandeses do AZ Alkmaar.
A eliminatória será jogada a uma mão e será disputada a 11 e 12 de fevereiro.
O clube de Alvalade atingiu as meias-finais da Youth League há duas épocas, mas nunca venceu a competição, que replica parcialmente o modelo da Liga dos Campeões, ao contrário de FC Porto e Benfica, que ergueram o troféu em 2018/19 e 2021/22, respetivamente. Em 2022/23, o Sporting foi derrotado no desempate por penáltis na antecâmara da final, pelo AZ Alkmaar, que se sagrou campeão e será o adversário do Benfica. Ao contrário do rival lisboeta, o Benfica não obteve estatuto de cabeça de série – e o benefício de jogar em casa -, ao terminar a fase de liga no nono lugar, com três vitórias, dois empates e uma derrota, enquanto os holandeses efetuaram um percurso de apuramento paralelo, no designado Caminho dos Campeões.