Notícia

Sismo de baixa magnitude registado ao largo da Ilha da Madeira

Um sismo de magnitude 2.0 na escala de Richter foi registado ao largo da ilha da Madeira, sem causar danos ou ser sentido pela população. O abalo sísmico ocorreu a cerca de 35 quilómetros de profundidade, segundo informações divulgadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

De acordo com os dados oficiais, a combinação entre a reduzida magnitude, a profundidade significativa e a distância em relação à costa fez com que o fenómeno fosse apenas detetado pelos equipamentos de monitorização sísmica. Não há registo de impacto em terra nem de qualquer ocorrência associada ao evento.

Este tipo de atividade sísmica enquadra-se na categoria de fenómenos de muito baixa intensidade. Os sismos são classificados de acordo com a sua magnitude, sendo considerados micro quando apresentam valores inferiores a 2,0 e muito pequenos quando se situam entre 2,0 e 2,9 — intervalo onde se insere este abalo registado ao largo da Madeira.

Apesar de impercetíveis para a maioria das pessoas, estes pequenos sismos são importantes para o acompanhamento da atividade geológica e para o estudo da dinâmica interna da Terra. As redes de monitorização sísmica permitem recolher dados essenciais para a vigilância permanente das zonas tectonicamente ativas.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo