Rui Borges estreou-se no comando técnico do Sporting com um triunfo (1-0) frente ao Benfica. No final, à Sport TV, o técnico dos leões falou numa vitória justa e afirmou mesmo que vai encontrar mais dificuldades na próxima sexta-feira, na visita ao reduto do V. Guimarães.
Na antevisão falou de inspiração e atitude. O Sporting hoje teve isso tudo?
“É um pouco isso. A primeira parte houve inspiração e atitude. Na segunda prendemo-nos um pouco mais a atitude. A primeira tivemos coesos, não demos chances ao Benfica. As únicas situações que tiveram foram perdas de bola. Podíamos ter feito mais do que um golo por situações claras. Na segunda não entrámos bem, deixámos o Benfica crescer, ganhar confiança, mas depois fomos diluindo essa confiança. A segunda mais competitiva e de atitude, menos de inspiração, o que também é normal pelo cansaço. Mesmo assim, nos últimos minutos, com duas ou três transições, podíamos ter matado o jogo. Os jogadores agarraram-se ao resultado, à equipa e saímos com uma vitória justa”
“É mérito deles, não do treinador. Eles é que fazem de nós treinadores. Tiveram capacidade de ouvir para aprender. Disse-lhes que íamos falhar imenso. Lá está, desde que a equipa esteja compacta, junta… vamos ganhar. Todos eles têm muita qualidade e em cada momento vão aparecer. É mérito dos jogadores. Agarraram-se à ideia. A equipa na primeira parte consegue criar coisas que treinámos em 3 dias, o que é fabuloso. Sinal que queriam ouvir e ganhar. Deixar uma palavra de apreço aos adeptos, foram fantásticos. É esse o espírito que temos que manter para chegarmos ao fim e sermos campeões”
Esquema tático
“Procurei ser o que somos como equipa técnica. Não fugi muito, já estavam a treinar isso com o mister Amorim. A atacar é um pouco diferente do habitual, mas o sistema é apenas um começo. Cada vez vamos ser melhores. Vão acreditar que são bons, porque são, são campeões nacionais. São três pontos importantes. A consequência de ganhar é ser primeiro. Temos que focar no que queremos. Foram só 3 pontos. Na sexta-feira vamos ter um jogo difícil [contra o V. Guimarães], mais difícil do que hoje”
Justo vencedor?
“Claramente pela capacidade que teve na primeira parte. E na segunda por ter tido a atitude correta. O Benfica na primeira parte não fez uma coisa nem outra.”