Quatro agentes da PSP foram suspensos por 45 dias na sequência de uma intervenção policial em que um jogador do Sporting, Denilson Santos, foi agredido à bastonada. A notícia é avançada pelo JN esta quarta-feira.
A sanção disciplinar, aplicada pela Ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, diz respeito a um caso ocorrido pelas 2h30, do dia 2 de abril do ano passado, na Rua Olavo Bilac, em Setúbal.
Na circunstância, a Polícia foi informada de que cinco indivíduos estariam a tentar roubar um automóvel, tendo quatro sido intercetados (um quinto envolvido conseguiu fugir) após perseguição. Entre eles estava o internacional sub-17 português, que foi agredido à bastonada nas pernas, por dois agentes, após ser deitado de barriga para baixo e imobilizado com as mãos atrás das costas, tal como os restantes três. “’Pó’ cara***, devias pagar para respirar”, terá dito um terceiro agente a Denilson Santos, que se identificou como jogador de futebol.
O JN refere que o despacho de Margarida Blasco seguiu a proposta da Inspeção-Geral da Administração Interna, tendo concluído que “houve violação dos deveres de prossecução do interesse público, zelo, lealdade, correção e aprumo.”
Na base do episódio, como Record noticiou a 5 de abril, terá estado um convívio de adolescentes que, já de madrugada, quiseram deslocar-se a uma loja de conveniência para comprar snacks. O problema é que… nenhum deles tinha carro nem a devida habilitação para conduzir e um deles terá decidido usar uma viatura que pertencia a um familiar, sem a respetiva autorização. Sem se deterem, os quatro jovens iniciaram o curto trajeto até à loja de conveniência, mas no caminho apanharam uma patrulha da PSP, que estaria já a investigar a referida queixa por roubo de um automóvel.
Os agentes deram de imediato ordem de paragem ao veículo onde seguia Denilson Santos e os amigos mas, como nenhum tinha carta, o condutor assustou-se e cometeu o erro de tentar fugir. Em seguida, os jovens pararam a viatura com os faróis desligados e fugiram, o que levou os agentes a perseguirem os menores a pé, uma ação que culminou em sucesso com a detenção dos quatro adolescentes.
Nas imagens que correram nas redes sociais é possível ouvir um dos agentes a pedir a identificação a um dos jovens, que alega não a ter com ele. É ainda audível uma frase que terá sido proferida por Denilson Santos a dizer que joga “à bola”.
Denilson Santos, de 17 anos, assinou contrato profissional com o Sporting precisamente em abril do ano passado. Na presente época, o defesa esquerdo leva 10 jogos realizados pela equipa B e participou ainda em 6 partidas na Youth League.