
Eduardo Quaresma é uma certeza na linha defensiva do Sporting, sabe o Leonino. O central chegou a ser dado como ‘morto’ em Alvalade, mas recuperou o lugar no plantel, no Clássico frente ao Porto (2-0), substituindo Sebastián Coates, que contraiu uma lesão pouco antes da partida.
De acordo com fonte próxima do processo, 2024/25 será a época de afirmação de Edu. O jovem irá ser aposta regular desde o início da temporada, dando a possibilidade de Rúben Amorim rodar os centrais, visto ter um lote de enorme qualidade à sua disposição.
Com a chegada de Zeno Debast, o técnico tem ainda Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande – que não tem a saída descartada – Jeremiah St. Juste, João Muniz e até Matheus Reis, que só tem vindo a ser utilizado na ala esquerda em jogos de suposta dificuldade acrescida, como Clássicos e dérbis.
Em 2023/24, Eduardo Quaresma contabilizou 30 jogos pelo Sporting: 20 na Liga Portugal Betclic, quatro na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e dois na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.541 minutos em que esteve dentro das quatro linhas apontou um golo. O regresso aos grandes palcos fez subir o valor de mercado do jogador para 8 milhões de euros.
Ainda antes do final da temporada, Eduardo Quaresma assinou a renovação de contrato com os leões, ficando seguro até 2028 e com uma cláusula de rescisão que subiu dos 45 para os 80 milhões de euros, altura pela qual garantiu a importância deste passo: “Tive de demonstrar trabalho para merecer esta confiança, mas o Clube sempre me apoiou e ajudou em todas as fases da minha carreira”.