Depressão Oriana chegou a Portugal ao final da tarde desta quinta-feira

Leonardo, Kristin, Marta e, agora, Oriana. Sim, está a ler bem. Espera-se que “uma frente atlântica”, associada a esta depressão, atravesse Portugal entre o final da tarde desta quinta-feira, dia 12 de fevereiro, e sexta-feira, dia 13.
Este fenómeno meteorológico traz chuva generalizada, trovoada, rajadas de vento, agitação marítima e queda de neve nas terras altas, além de um risco acrescido de cheias e inundações em várias regiões do país.
Segundo o Meteored, portal especializado em meteorologia, a “nova frente atlântica começa a entrar pelo litoral Norte (Viana do Castelo, Braga e Porto) e pela região da Grande Lisboa”. Já durante a noite, a chuva pode intensificar-se e tornar-se “moderada e persistente”, sobretudo em Lisboa, Santarém, na Península de Setúbal e em locais como Torres Vedras e Caldas da Rainha. Mais tarde, a precipitação poderá chegar a Portalegre.
Depois, na madrugada de sexta-feira, a chuva generaliza-se a todo o território continental, podendo ser mais intensa no Norte e no Centro. Durante a manhã, a precipitação mantém-se, mas poderá tornar-se mais dispersa, especialmente a partir da tarde em regiões como o Algarve e o Alentejo. É nesta altura que a neve pode voltar à Serra da Estrela.
Tudo indica que a situação possa melhorar no final da noite de sexta-feira e, no sábado, 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, chega o primeiro dia sem chuva generalizada.







