Notícia

ALERTA Depressão Leonardo faz subir caudais dos rios e deixa País em alerta

Portugal ainda está longe de refeito dos efeitos da depressão Kristin, que se revelou um autêntico furacão, na zona centro do país, causando um rastro de destruição, do qual não há memória no país. Porém, o IPMA alerta que já vem aí nova depressão a partir da tarde desta terça-feira. E que se vai prolongar até sábado.

Em comunicado, o IPMA alerta que a depressão Leonardo estará situada no centro de uma “vasta região depressionária onde irão formar-se vários núcleos nos próximos dias”.

Os efeitos são novamente o vento forte, agitação marítima, precipitação forte e queda de neve, a chamada tempestade perfeita, que tem marcado este Inverno em Portugal, ainda para mais, com estes fenómenos a sucederem-se, com condições climatéricas muito intempestivas.

“Portugal continental irá sentir os efeitos da referida depressão, inicialmente com a aproximação ao Baixo Alentejo e Algarve de um sistema frontal a ela associado, a partir do final da tarde de terça-feira, com precipitação persistente e por vezes forte e rajadas de vento que podem atingir 75 km/h no litoral a sul do Cabo Mondego e 95 km/h nas terras altas”.

O período mais crítico de chuva e vento deverá ocorrer na noite de quarta para quinta-feira, sendo que estão já declarados avisos amarelos para vários distritos: Faro, Setúbal e Beja, já hoje, e depois, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, a partir da noite de quarta-feira.

Nota ainda para alguns avisos laranjas, especialmente pela neve: Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo