Notícia

Bombeira recusou apertar a mão a André Ventura? O que mostram realmente as imagens

Circulou intensamente nas redes sociais, nos últimos dias, uma imagem que mostra André Ventura de mão estendida perante uma bombeira, sugerindo que esta teria recusado cumprimentar o então candidato presidencial. As interpretações dividiram-se entre elogios e críticas à alegada atitude da bombeira. No entanto, uma análise mais detalhada revela que a leitura feita a partir da fotografia não corresponde à totalidade dos factos.

A imagem em causa foi publicada pelo jornal Público na edição de 2 de fevereiro, com a legenda: “André Ventura esteve com os bombeiros de Vila Verde, mas nem todos o receberam com um sorriso”. A fotografia, captada por Manuel Roberto, mostra apenas um instante anterior ao cumprimento, o que acabou por alimentar especulações e narrativas contraditórias.

Algumas publicações afirmaram que a bombeira teria recusado apertar a mão a Ventura, interpretando o gesto como um sinal de rejeição política. Outras divulgaram imagens que aparentavam mostrar o cumprimento, incluindo versões manipuladas com recurso a inteligência artificial, onde surgem gestos como um beijo no rosto ou um aperto de mão mais evidente.

A SIC confirmou no local que, no dia 1 de fevereiro, em Vila Verde, o cumprimento entre André Ventura e a bombeira aconteceu efetivamente. As imagens transmitidas pela RTP no dia seguinte, bem como fotografias da Agência Lusa, captadas por Tiago Petinga, mostram claramente o aperto de mão, acompanhado por um gesto cordial da bombeira.

Entretanto, o provedor do leitor do Público, João Garcia, reconheceu um erro na identificação da corporação, esclarecendo que a bombeira pertence aos Bombeiros de Braga e não aos de Vila Verde. O comandante da corporação de Braga confirmou que o cumprimento ocorreu, sublinhando ainda que, por regulamento, os bombeiros devem saudar qualquer pessoa, independentemente de convicções políticas.

Apesar da fotografia original ter sido usada em contextos de desinformação e alvo de manipulação digital, os factos confirmam que a bombeira não recusou cumprimentar André Ventura. O aperto de mão existiu e está documentado por imagens reais de vários órgãos de comunicação social.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo